Proibição de venda de "Counter-Strike" é suspensa, diz EA

Publicado: 22/06/2009 por edersonbs em Anúncios
Tags:, , , ,

A Electronic Arts do Brasil confirmou que uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o jogo “Counter-Strike” pode voltar a ser comercializado no território nacional. A sentença não é definitiva e cabe recurso.

O popular game que opõe terroristas e contraterroristas foi proibido no começo do ano passado, em decisão da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais a uma ação civil pública impetrada por Fernando de Almeida Martins, procurador da República em Minas Gerais. Além de “Counter-Strike”, o RPG online “EverQuest”, que não é distribuído oficialmente no Brasil, também foi banido das lojas.

Aparentemente, o maior problema do game é um mapa não-oficial, chamado cs_rio, que tem como cenário uma favela carioca. O título é descrito como um jogo em que “traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros”.

Na ação, a 17ª Vara Federal afirma, sem citar nomes ou pesquisas, que “na visão de especialistas o jogo ensina técnicas de guerra”. Além disso, os dois jogos “trazem imanentes estímulos à subversão da ordem social, atentando contra o estado democrático e de direito e contra a segurança pública, impondo sua proibição e retirada do mercado”. A decisão fez surgir manifestações pela liberdade de expressão.

No Brasil, todos os jogos comercializados oficialmente são classificados por faixa etária pelo Ministério da Justiça. “Counter-Strike” é vendido para maiores de 18 anos, enquanto “EverQuest” não possui distribuição oficial no país. No passado, quando ainda não havia a política de classificação, já foram banidos do país jogos como “Carmageddon”, “Postal” e “Grand Theft Auto”. Em 2008, o game “Bully”, da Rockstar, foi proibido em uma decisão da Justiça do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s