Com sensores, Project Natal quer aposentar o controle

Publicado: 07/06/2009 por Pertile em Anúncios, XboX 360
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A Microsoft revelou em sua conferência na E3, realizada nesta
segunda-feira (1º), o Project Natal , dispositivo que traz uma série de
sensores para o Xbox 360. O aparelho tem detecção de movimento de corpo
inteiro, além de reconhecimento de rosto e voz, e fica posicionada em
frente à TV.

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No vídeo de demonstração no evento, foi revelado um
game de luta, que faz exatamente os mesmo movimentos corporais do
jogador; um jogo de corrida em que se joga com gestos, como se
estivesse segurando um volante – outros jogadores atuam durante o
pitstop -; e um título de chutar a gol. Foi mostrado também um jogo de
skate, em que o usuário pode “escanear” o próprio equipamento. Esse
título também é controlado por gestos.

O sensor também conta com
um sistema de reconhecimento de face. Assim, quando um usuário fica em
frente ao sistema, o Xbox 360 faz o login na Xbox Live, e o avatar
passa a imitar seus movimentos. Também tem reconhecimento de voz e, com
essa função, é possível ativar comandos apenas falando. Para tocar um
vídeo, basta dizer “play”; com “good bye”, o console é desligado.

O corpo é o controle

A
navegação na dashboard pode ser feita com movimento das mãos. Games
como “1 vs 100”, de perguntas e respostas, passam a ser jogados com
gestos e voz, quase como nos programas de TV do gênero na vida real. Ou
seja, o sistema também sabe o número de jogadores, que abre
possibilidade para títulos multiplayer.

Foram mostrados dois
aplicativos ao vivo durante a E3. Em “Ricochet”, o objetivo é rebater
uma bola, com qualquer parte do corpo. Como o sensor é 3D, consegue
reconhecer distâncias, ou seja o avatar do jogador pode se movimentar
em todas as direções do espaço virtual. A precisão parece alta,
reconhecendo até a abertura das mãos e a velocidade com que os
movimentos são feitos.

Já em “Paint Party”, o usuário simula que
está jogando tinta com as mãos num quadro gigante. A cor é escolhida
através de comando de voz. E existe uma funcionalidade de recortar
máscaras usando os contornos de seu corpo.

Algumas imagens:

Com o Project Natal é possível escanear objetos e transferi-los para o game; aqui o garoto cria um skate virtual

Agindo como se estivesse em cima de um skate, o garoto realiza manobras no jogo

“Conecte e compartilhe”: o Project Natal permitirá conversar com outras pessoas com direito a câmera e voz

Em partida multiplayer, jogadores simulam uma campainha com as mãos

O rapaz fala e o jogo entende a resposta como certa: o Project Natal conta com tecnologia de reconhecimento de voz

Por meio do Project Natal é possível navegar pelo catálogo de filmes para Xbox 360

“Não requer controles”: Project Natal promete mudar a maneira de jogar videogame

O garoto desvia e o personagem no jogo desvia do golpe

Mantendo os braços estendidos e girando imita o uso de um volante de carro

Como se estivesse segurando uma furadeira, o homem aperta os parafusos da roda no jogo

O corpo inteiro é um controle: o menino pode mover os braços e chutar para fazer o gigante na tela golpear

“Captura total de movimentos”: o Project Natal reconhece diversos jogadores ao mesmo tempo; aqui a menina e a moça jogam futebol

Detalhe do jogo multiplayer: a menina na esquerda é a atacante e a moça à direita controla a goleira

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